Um sistema de comunicação mais moderno e seguro acaba de ser implantado na área de atuação da 21ª Companhia Indepedente da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), que tem sede em Ponte Nova (MG) e é responsável pelo policiamento ostensivo em outros 13 municípios na Zona da Mata mineira, dentre eles Barra Longa, Rio Doce e Santa Cruz do Escalvado. Os antigos equipamentos analógicos foram substituídos por um sistema digital adquirido pela Fundação Renova e implementado na região como medida compensatória pelos impactos do rompimento da barragem de Fundão, em 2015. 3u493v
Esse projeto faz parte das ações de Preparação de Emergências Ambientais da Fundação Renova. A aquisição e a implantação do sistema representam um desembolso de cerca de R$ 1,7 milhão. Foram adquiridos diversos equipamentos, como 80 rádios de alta frequência, antenas repetidoras e receptores. Os novos radiocomunicadores contam ainda com localização por satélite, o que vai facilitar o acionamento de um veículo policial. Outras vantagens apontadas são a melhora na qualidade do áudio e o alcance do chamado, que poderá ser feito em longas distâncias, inclusive de uma cidade a outra.
“É um sistema moderno, que vai dar eficiência ao nosso trabalho e propiciar uma comunicação segura e de longo alcance. Isso porque pessoas de fora da PM não terão mais o aos chamados de ocorrências por meio de radiocomunicadores, mas somente os policiais em serviço. Além disso, o sistema digital será fundamental numa atuação conjunta com a Defesa Civil dos municípios em emergências ambientais”, diz o tenente Thiago Guimarães. A 21ª Cia é a primeira da Zona da Mata a ter o sistema analógico substituído pelo digital.
Cristina Moraes, analista da área de Educação e Cultura da Fundação Renova, destaca que, além dos 14 municípios da Zona da Mata mineira, a troca do sistema analógico pelo digital também vai beneficiar Mariana e a 239º Cia do 52º Batalhão da Polícia Militar. A analista explica que, em contrapartida à melhoria no sistema de comunicação, a Polícia Militar se compromete a disponibilizar a faixa de rede para as Defesas Civis municipais de Mariana, Barra Longa, Rio Doce e Santa Cruz do Escalvado. “Um dos maiores desafios quando ocorre uma emergência ambiental é a comunicação, que precisa alcançar a população em comunidades mais distantes. A digitalização permite uma resposta mais rápida e integrada aos órgãos do sistema de segurança”, diz Cristina Moraes.
Os 13 municípios da Zona da Mata, além de Ponte Nova, que vão receber a cobertura deste novo sistema de comunicação digital são:, Acaiaca, Amparo do Serra, Barra Longa, Guaraciaba, Jequeri, Oratórios, Piedade de Ponte Nova, Rio Casca, Rio Doce, Santa Cruz do Escalvado, Santo Antônio do Grama, São Pedro dos Ferros e Urucânia.
Foto: Divulgação / PMMG